ESTIMANDO OS EFEITOS DO FACT-CHECKING

Fact-checking é um termo que vem sendo utilizado para a verificação de fatos no jornalismo, ou checagem de dados e discursos. Denise Becker, do quarto ano do curso de jornalismo da Universidade Positivo, investigou o público/leitor que consome esse tipo de  informação no Brasil para compreender como entendem esse procedimento jornalístico.

Ao analisar os métodos utilizados pelo fact-checking, percebe-se que essa verificação trabalha em cima de coisas já divulgadas: entrevistas, documentos, propostas, discursos e imagens. O jornalismo vai atrás das informações e é claro, o jornalista deveria checar se o seu entrevistado falou a verdade, mas no contexto atual, de instantaneidade e pressa em publicar um conteúdo e a informação circula entre todos e todos a publicam, parece que o jornalismo corre contra o tempo e perde o controle de uma etapa fundamental ao exercício da profissão, que é a verificação minuciosa das informações que lhe são confiadas.

Essa atividade, embora pareça muito óbvia às rotinas de trabalho de todo jornalista, cresce expressivamente de forma global e as agências e iniciativas que se dedicam a essa prática, creditam esse crescimento às “fake news”, que na tradução literal do inglês, são as notícias falsas e sua circulação na internet de um modo geral.

((Acrescente aqui algo das considerações finais dela, concluindo algo sobre a pesquisa dela))

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: