JORNALISMO E SUICÍDIO É O TEMA DE LIVRO-REPORTAGEM

O Brasil registra cerca de 30 suicídios por dia. Nos anos entre 2011 e 2015, foram identificados 55.649 casos, em média 11 mil por ano. O tema é tão grave que a aluna Ana Beatriz da Luz, do curso de jornalismo da Universidade Positivo, fez um livro-reportagem para refletir sobre ele.

Hoje as causas que levam uma pessoa a se suicidar podem ser bullying, drogas, depressão, solidão, timidez, abusos, dificuldades financeiras, entre outros. O Ministério da Saúde divulgou em 2017 o 1º boletim de suicídio no país e, de acordo com a pesquisa, o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens.

O suicídio é apontado como a principal causa de morte entre jovens em um terço dos países, segundo dados do Mapa da Violência 2014. De acordo com esses dados, a taxa de suicídio entre adolescentes de 10 e 14 anos aumentou 40% nos últimos dez anos. Entre jovens com idade entre 15 e 19 anos, o aumento foi de 33%.

Considerado um pecado em algumas religiões e um crime em certas legislações, por anos o suicídio pouco foi falado, principalmente nas grandes mídias. “Eu acho que o suicídio é um tema que precisa ser tratado. As pessoas estão se sentindo sozinhas. Meu trabalho quer fazer com que o jornalismo aborde o tema para prevenir novos casos, não sugerir que isso aconteça”, conclui Ana Beatriz.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: