REINSERÇÃO DE PRÓ-EGRESSOS

Dados do Infopen mostram que o Paraná é o terceiro estado com maior número de população carcerária, com 51.700 presos para 18.365 vagas, sendo que 14.699 desses não foram julgados e estão sob prisão preventiva. Para os que já cumpriram suas penas, como se dá sua reinserção na sociedade? O aluno de jornalismo Luis Faria produziu um livro-reportagem com o tema em seu trabalho de conclusão de curso.

A proposta do livro foi acompanhar alguns personagens que saíram do sistema e buscaram declaradamente se reinserir na sociedade e desenvolver uma narrativa em cima desse cotidiano de julgamentos e restrições, além de observar sua relação com a liberdade. “O livro-reportagem pretende mostrar essa situação e trazer visibilidade ao tema, além de servir como redenção para os próprios personagens”, garante o formando da Universidade Positivo.

O tema é de extrema relevância para o jornalismo e para a sociedade pois aborda uma questão social que divide opiniões extremistas, justo pelo desconhecimento. “Ao visar a compreensão social e política, o livro-reportagem tem como função principal mostrar a vida de pessoas que passaram pelo sistema prisional e hoje, encontram dificuldades para se reinserir na sociedade devido aos preconceitos e a desconfiança dos demais indivíduos”, afirma

O livro também discorrerá sobre o funcionamento do sistema penitenciário e suas influências no caráter de um ex-presidiário.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: