AS DIFERENTES REALIDADES EM UMA MESMA VIA URBANA

O fotojornalismo tem como principal objetivo registrar fatos e acontecimentos de uma sociedade, apresentando seus problemas e suas qualidades, fazendo um retrato mais próximo da realidade que o cerca. Com uma visão realista da sociedade e de todas as suas particularidades, o formando de jornalismo Eduardo Vernizi realizou em seu trabalho de conclusão de curso um livro fotojornalístico que apresenta diferentes realidades sociais, registrando o cotidiano de extensas vias urbanas que interligam diferentes bairros e realidades sociais em Curitiba.

O projeto tem como tema principal as diferentes realidades sociais de Curitiba que estão presentes em uma mesma via urbana, mas que não são vistas coexistindo. Para isso foram escolhidas dez ruas ou avenidas que interliguem bairros e regiões distintas, mostrando o contraste social presente na cidade e, que poucas vezes, é representado em um único projeto. “As imagens captadas também podem servir como um relato histórico do momento atual destas vias urbanas. Além de suprir a falta de um produto fotojornalístico que apresente, de forma impactante e visual, os contrastes sociais de Curitiba”, garante Vernizi, formando da Universidade Positivo.

Contudo, a ideia é mostrar características e relações que elas podem ter em comum, mas que geralmente acabam sendo negligenciadas. “O fotojornalismo é capaz de produzir registros históricos de um momento específico da sociedade, muitas vezes alterando a percepção criada sobre um lugar, uma situação ou uma população, ao captar as mazelas e as belezas de uma comunidade, com um olhar crítico e realista”, afirma o estudante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: