ALÉM DO PLANO: UMA WEBSÉRIE JORNALÍSTICA SOBRE ESPIRITISMO E SEUS RITUAIS

A religião é algo que perpetua no mundo e que pouco entendemos sobre ela. Esse desconhecimento gera preconceitos, principalmente se for a fé de grupos em minoria na sociedade. Diante dessas questões, as alunas de jornalismo da Universidade Positivo Nicole Smicelato e Patrícia Sankari produziram uma websérie jornalística – Além do Plano: sobre espiritismo e seus rituais – que apresente a religião espírita para o debate público.

Atualmente, no Brasil, segundo o Censo do IBGE em 2010, cerca de 64,6% da população é católica. Seguidos por evangélicos, com 22,2%. Já a parte da população que se denomina espírita é 2%. Sendo que 8% da população brasileira afirma não ter religião.

“O trabalho visa mostrar histórias dos praticantes da religião e seus relatos, documentar práticas e encontros, ouvir o que as pessoas do meio precisam dizer e dar a visibilidade necessária para o tema. E para isso, sempre visando os pilares do Espiritismo:  o estudo, a caridade e a mediunidade”, afirmam as alunas.

Ainda segunda Smicelato e Sankari, a sociedade contemporânea está permeada de matrizes religiosas midiatizadas que utilizam em larga escala dos meios de comunicação para difusão de seus pensamentos. “A partir do momento em que olhamos para o campo espírita dentro dessa ótica, é perceptível uma carência de conteúdos que sejam classificados qualitativamente a favor do que pensa a doutrina em debate”, comentam, justificando a criação de sua websérie.

 

O trabalho possui um canal no youtube. Clique aqui para acessar o conteúdo.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: